Você conhece a história do padre Thomas Byles, o padre do ''Titanic'', que está em processo de beatificação?

(Imagem em domínio público)

    O padre Thomas Roussel Davids Byles nasceu em Leeds, no norte da Inglaterra, em 26 de fevereiro 1870, sendo o filho mais velho entre os 7 filhos de uma família congregacionista, onde seu pai era ministro. Foi apenas durante seus estudos superiores em Oxford, que conheceu melhor a fé católica e assim como seu irmão caçula, William, se converteu ao catolicismo e foi para Roma para sua formação sacerdotal. Foi ordenado sacerdote aos 32 anos no dia 15 de junho de 1902, e em 1905, tornou-se pároco da paróquia Santa Helena em Chipping Ongar, no leste inglês.

    O padre Byles era muito querido em sua paróquia e conduziu muito bem a comunidade que lhe fora confiada, demonstrando muito zelo sobretudo pelas coisas do alto, com destaque pela atenção aos sacramentos.

    Na quarta-feira, dia 10 de abril de 1912 (Quarta-feira na Oitava da Páscoa), embarcou em Londres, capital inglesa, rumo à cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no navio transatlântico ''Titanic''; ele iria assistir o casamento de seu irmão William na América.

    Durante a viagem, ele e outros padres celebravam a santa missa todos os dias e também atendiam confissões, para não deixarem os fiéis desassistidos durante os dias em alto mar.

    Nas vésperas do naufrágio, ocorrido entre a noite do domingo, dia 14 de abril, e a madrugada da segunda-feira, dia 15; ao celebrar a liturgia do 2º Domingo da Páscoa na manhã de domingo, falou na homilia sobre os sacramentos e orações como botes ou coletes salva-vidas espirituais, ressaltando a importância da confissão e da comunhão.

    Na noite daquele mesmo dia, o Titanic se chocou com um iceberg, sendo então condenado ao naufrágio. Diante do medo e do pânico generalizado, o padre Thomas foi uma voz de calmaria trazendo esperança em meio à tragédia. Junto de outros sacerdotes, começaram a atender confissões e dar absolvições, tal qual ministrar a unção dos enfermos, àqueles que assim desejavam.

    De acordo com testemunhas que sobreviveram ao episódio, ao percorrer o navio, o padre Thomas puxava orações da Ave Maria que podiam ser ouvidas por todos os cantos da embarcação, uma vez que ele as iniciava e levava as pessoas a prosseguirem na oração enquanto passava indo de uma parte a outra do navio. Ao se dividir com os outros padres para atenderem a todos, optou pela parte mais aos fundos, o porão do navio, onde ficavam as pessoas mais pobres, dando-lhes o conforto em tamanho momento de provação. Por diversas vezes, quando lhe era concedido o direito de ocupar um bote salva-vidas e se salvar, sedia o lugar para alguém das famílias mais pobres. Permaneceu em sua missão até o fim, se recusando a sair do navio enquanto houvesse uma alma a ser atendida. Quando viu que não havia mais saída e que a embarcação iria finalmente naufragar, concedeu uma absolvição coletiva aos que não tiveram tempo de se confessar individualmente.

    O sacerdote teve então sua páscoa, vítima de hipotermia e afogamento, no Oceano Atlântico Norte, cerca de 600 a 700 km da costa leste do Canadá, no ano em que completava 5 anos de pároco da Paróquia Santa Helena e 10 anos de vida sacerdotal.

    Pelo testemunho exemplar de viver fielmente sua vocação até o fim, somado ao conforto orante que proporcionou e ao sacrifício em prol dos irmãos, anos mais tarde, na paróquia onde ele foi pároco, foi levado em consideração, um pedido de causa beatificante para ele, o qual o processo segue em curso no Vaticano; mas embora o processo ainda esteja percorrendo, já é possível extrair de seu exemplo, um grande testemunho de fé e coragem de um verdadeiro cristão.



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital Kindle pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book Kindle)

E também na versão digital em arquivo PDF pela Hotmart:

https://go.hotmart.com/Q103498318A?dp=1 (Link para adquirir o e-book PDF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequize-se para catequizar:

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

Está no Jornal Recreio, Minas - Lançamento do meu livro: Catequize-se para catequizar