Tríduo em preparação à Festa dos Santos Reis Magos - Solenidade da Epifania do Senhor - Cada dia meditando sobre a vida de um dos Santos Reis

Tríduo catequético sobre os Santos Reis Magos em preparação para a Solenidade da Epifania do Senhor

Primeira representação dos 3 reis magos levando os presentes a Jesus - Afresco na catacumba de Priscila - Século III (Imagem amplamente presente em inúmeros sites da internet em em redes sociais)


Texto de Raí José Maciel da Silva,
professor, escritor e editor formado em Geografia-Licenciatura, Letras-Inglês

e pós-graduado em Teologia.


Os Santos Reis Magos representam todos os povos da Terra, que deixaram o paganismo e foram adorar o único e verdadeiro Rei, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus que se fez homem e habitou no meio de nós para nos salvar. Eles nos mostram já desde o início, isto é, desde a encarnação do verbo divino, que o povo eleito não é só o povo da antiga aliança, ou seja, o povo judeu, o povo da promessa, mas todos nós de todos os cantos da Terra que devemos louvar a uma só voz o único e verdadeiro Rei do Universo, o único Rei e Senhor, o Santíssimo Salvador. Devemos ser apenas um rebanho com um só pastor.


A foto utilizada acima, a primeira imagem dos Santos Reis, me faz recordar o início da música ''Ouro, incenso e mirra'' do Padre Zezinho:

''São três Reis que chegam lá do oriente
Para ver um Rei que acaba de nascer
Dizem que um é branco, o outro, cor de jambo
O outro Rei é negro e que vieram ver

O novo Rei que nasceu
Igual estrela no céu
O novo Rei que nasceu
Igual estrela no céu''

Tríduo a ser rezado nos dias 3, 4 e 5 de janeiro (Autoria: Raí José Maciel da Silva):

Imagem gerada pelo chatGPT

1º dia - São Gaspar

Vindo da Índia, representa os povos do Oriente, o que engloba o Sul da Ásia, o Sudeste Asiático, o Extremo Oriente e o Norte da Ásia, povos dos quais descendem os indígenas do continente americano e os polinésios das ilhas da Oceania. No presépio, é representado com cabelos e barbas em tons de marrom ou alaranjado; trouxe para Jesus o incenso, símbolo da divindade, o incenso que antes era queimado para os imperadores como se fossem deuses, é agora trazido para único e verdadeiro Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ó São Gaspar, que na Manifestação do Senhor aos povos, nos apontais para divindade do Salvador, rogai a Deus por nós!


Imagem gerada pelo chatGPT

2º dia - São Baltazar

Vindo da Arábia, descende do povo árabe do Oriente Médio e do povo negro da África Subsaariana; no encontro entre as duas culturas está a África Saariana, onde vemos a miscigenação entre os dois povos; representa os povos árabes do Médio Oriente e do Norte da África, assim como o povo negro da parte sul do continente africano, recordando também, que é do povo negro africano que descende o povo aborígene australiano. No presépio, é o único representado de pele negra; trouxe para Jesus, a mirra, resina utilizada para embalsamar os corpos dos falecidos, símbolo da imortalidade, já nos apontando que Jesus haveria de morrer para o perdão de nossos pecados, mas também haveria de ressuscitar, abrindo as portas dos Céus para nós!

Ó São Baltazar, que na Manifestação do Senhor aos povos, nos apontais para os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Salvador, rogai a Deus por nós!


Imagem gerada pelo chatGPT

3º dia - São Belchior / Melchior

Vindo da Pérsia, atual Irã, região próxima do Cáucaso, onde se encontra a fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia, representa os povos da região de encontro entre o continente europeu e o continente asiático, assim como os demais povos da Europa. É representado no presépio com cabelos e barbas brancas; trouxe para Jesus o ouro, símbolo da realeza; os reis que vieram representar todos os reinos da Terra, reconheceram em Jesus, o único e verdadeiro Rei do Universo.

Ó São Belchior / Melchior, que na Manifestação do Senhor aos povos, nos apontais para a realeza do Salvador, Rei do Universo, rogai a Deus por nós!



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital Kindle pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book Kindle)

E também na versão digital em arquivo PDF pela Hotmart:

https://go.hotmart.com/Q103498318A?dp=1 (Link para adquirir o e-book PDF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequize-se para catequizar:

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

Está no Jornal Recreio, Minas - Lançamento do meu livro: Catequize-se para catequizar