Natal não é política: Não adianta corrigir quem tenta fazer do Natal uma festa capitalista se você o transforma numa festa socialista

(Imagem gerada pelo ChatGPT)

Texto de Raí José Maciel da Silva,
professor, escritor e editor formado em Geografia-Licenciatura, Letras-Inglês
e pós-graduado em Teologia.

    O Natal é a encarnação do verbo divino que se fez homem e habitou no meio de nós para nos trazer a salvação, nossa religação com Deus, o que vai muito além das realidades desse mundo.

    Sim, Jesus também se preocupa com o pobre, o órfão, o doente e a viúva, mas Ele veio para nos trazer algo que nenhuma ONG é capaz de promover, a salvação.

    Para ser caridoso, não precisa ser católico, basta ser humano. Sendo humanos, devemos saber que precisamos de Deus, mais que as coisas do mundo, devemos saber que não só de pão vive o homem, mas também e principalmente, devemos nos alimentar da Palavra de Deus (Mt 4,4; Lc 4,4) - Essa foi a resposta que Jesus deu ao diabo, aquele que divide, que quer fracionar a sociedade para tentar reinar no lugar do Messias.

    Sim, você não só pode como deve, fazer caridade e se preocupar com os necessitados, não só no Natal, mas durante o ano inteiro, pois a fé sem obras é morta (Tg 2,17). Sim, você pode dar presentes no Natal, assim como mais que dar presente, ser presença na vida dos outros levando a boa nova ao mundo.

    O que você não pode é politizar o Natal, transformando a Igreja e a liturgia, num palanque político. O presépio não é só mais uma família sofrida, mas é o Salvador que vem ao encontro de todos, e quantos estão em palácios e são mais pobres que um católico de verdade que vive na precariedade, porque não encontraram a verdadeira alegria, buscam a tão sonhada felicidade, mas na verdade não encontrarão em lugar nenhum deste mundo, pois só Deus pode preencher aquele lugar em nosso coração que dá sentido a todas as coisas: às alegrias e fadigas de cada dia, à celebração e aos momentos de dor.

    Da mesma forma que muitos tentam tornar o Papai Noel a figura máxima do Natal, outros tentam fazer o mesmo colocando no lugar do Salvador, um revolucionário radical.



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital Kindle pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book Kindle)

E também na versão digital em arquivo PDF pela Hotmart:

https://go.hotmart.com/Q103498318A?dp=1 (Link para adquirir o e-book PDF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequize-se para catequizar:

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

Está no Jornal Recreio, Minas - Lançamento do meu livro: Catequize-se para catequizar