Muitos disseram que tal coisa era sinal de fim do mundo, eles morreram e o mundo continuou
Muitas pessoas nascem, crescem, aprendem a falar que o mundo vai acabar, envelhecem, morrem e o mundo continua e ninguém paga o desgaste de nossos ouvidos com tanta repetição fajuta.
Quando Jesus nos fala para anunciar o evangelho, anunciar que sua vinda está próxima, Ele não está pedindo para ficarmos repetindo chatamente na cabeça dos outros que isso ou aquilo é sinal de fim do mundo, que tal pessoa parece ser o anticristo e tantas outras bobagens mais. Milhares já passaram a vida toda nessa chatice na cabeça da gente, morreram e o enjoamento continuou, mas na boca de outros que nada aprenderam e continuam dando murro em ponta de faca, atentando a cabeça dos outros.
Devemos estar sempre preparados para o nosso encontro pessoal com Cristo, o momento de nossa morte, por isso devemos viver em conformidade com o que Ele ensina, buscando a confissão e a comunhão, para estarmos sempre vigilantes. Mas o próprio Cristo disse que quanto aos tempos de sua vinda gloriosa, isso só cabe ao Pai; não que Jesus não seja Deus, mas em sua humanidade, não poderia revelar a nós humanamente aquilo que só cabe no entendimento celeste e não terreno. O próprio Senhor disse que haveriam terremotos, fomes, pestes, um país atacaria outro país, haveriam guerras, coisas de todo o tipo, sinais no Céu, mas que nada disso seria o fim, Ele deixou claro que tudo isso que já acontece desde que o mundo é mundo, continuaria acontecendo mas que não seria o fim; e tem gente que parece que lê a Bíblia ao contrário e cita tudo isso como se fosse sinal do fim, contrariando as próprias palavras do Salvador, e nisso dizendo que está seguindo-O. E olha que Jesus mesmo fala que muitos apareceriam dizendo que o fim está próximo e que não era para seguirmos essa gente.
Como citei na postagem anterior, cito novamente a mesma passagem de Eclesiastes, na qual esse sábio homem que mesmo vivendo em tempos antes de Cristo, nos falta algo infinitamente mais sensato que essas pseudoprofecias de fim de mundo hoje:
"Não há nada de novo debaixo do sol. Uma coisa da qual se diz: 'Eis aqui algo de novo', ela já nos precedeu, nos séculos antes de nós.'' (Ecl 1,10)
Mais uma vez, volto a recordar, que é isso que cada um deveria pensar antes de qualquer coisa questionar e antes de falar que isso ou aquilo é sinal que o mundo vai acabar. E desta vez, vou além, voltando uns versículos atrás no mesmo capítulo do livro do Eclesiastes, pois ele começa nos dizendo:
''Vaidade das vaidades - diz o Eclesiastes -, vaidade das vaidades, tudo é vaidade!'' (Ecl 1,2).
O sábio Eclesiastes, no primeiro capítulo de seu livro, já começa falando assim antes de chegar no versículo 10. Será que isso já não é uma reflexão ainda maior para a pessoa que vive repetindo que o mundo vai acabar?
Será que essa insistência absurda em ficar repetindo que o mundo vai acabar após observar qualquer sinal que julgue ser isso, assim como aquela tara de ver o anticristo em qualquer figura da mídia que apareça com certa influência, não é uma mera vaidade transvestida de missionaridade?
Será que você não está se sentindo o tal por acreditar que o mundo vai acabar justo na sua época e já com aquele orgulho de pensar que você será salvo e tantos outros que não te ouviram serão condenados, e ainda, você poderá assistir até com um sorriso no rosto isso? Aquela sensação de ser a última Coca-cola no deserto, a última bolacha do pacote, já que isso não aconteceu nos tempos dos seus pais, dos seus avós, dos grandes santos da Igreja, mas aconteceu no seu tempo. Não será lá na frente depois que você já tiver morrido há anos, nem foi lá atrás, mas agora, na sua época de vida. Será que isso não é uma vaidade? Pense, não como crítica, mas como reflexão, talvez você alimente uma vaidade que bastava refletir se aquilo que você alega já não foi o questionamento lá de trás e você acha que trata-se de algo de agora. E enquanto perde tempo falando no juízo final, esquece do juízo particular, que é seu encontro pessoal com Cristo, que todo Advento e toda Quaresma nos preparam: São momentos de oração, introspecção, conversão do próprio coração, por isso o incentivo à confissão, para só assim, humildemente, anunciar a Boa Nova a toda a gente.
Quer aprender mais para catequizar?
Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?
Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?
Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)
Catequize-se para catequizar
O livro também encontra-se disponível na versão digital Kindle pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book Kindle)
E também na versão digital em arquivo PDF pela Hotmart:
https://go.hotmart.com/Q103498318A?dp=1 (Link para adquirir o e-book PDF)


Comentários
Postar um comentário