A ''Santa Obediência'' - O 4º Mandamento da Lei de Deus vai muito além de honrar pai e mãe

(Imagem gerada pelo ChatGPT)

Texto de Raí José Maciel da Silva,
professor, escritor e editor formado em Geografia-Licenciatura, Letras-Inglês
e pós-graduado em Teologia.

    Muitas pessoas creem que os mandamentos se restringem apenas a uma frase seca, mas há todo um sentido amplo por trás dela.

    É como no caso do 1º Mandamento, que fala para amar a Deus sobre todas as coisas e as pessoas muitas vezes o amam depois de tudo, dizendo que Ele entende.

    Não adianta ser um anjo para os pais se fala mal do padre de sua paróquia, se não respeita seus professores e catequistas, se excomunga a empresa que trabalha.

    O 4º mandamento se aplica à obediência a todos aqueles que exercem algum grau de superioridade sobre nós, desde é claro, que não nos mande pecar; pois neste caso, mais ante perder o emprego e não seguir ideias erradas que um padre promove.

    Não adianta dizer que ama o padre se critica o bispo quando o transfere; é como aquele filho que só pensa no orçamento dos brinquedos e esquece da casa como um todo. Um bispo dá conta de uma diocese inteira e muitos querem que ele ouça a opinião de cada comunidade para tomar uma decisão, como se a Igreja fosse uma democracia e nunca foi, graças a Deus, pois se fosse, quem estaria governando-a então, o que dizem ser o melhor, eleito pela população!?

    A achologia que criou a divisão na Igreja, o olhar raso para realidades que estão apenas ao redor de quem fala sem conhecimento de causa, enquanto que o mundo gira e tem realidades muito maiores que muita gente nem sabe e quer dar seu parecer.

    Muitos alunos são anjinhos em casa, mas dão trabalho para o professor. Muita gente que às vezes não dá conta de 3 filhos dentro de casa: um cai, outro faz uma arte, outro fala o que não deve, e quer que o docente lecione e tenha a solução que a família anseia, cuidando de uma turma cheia.

    É fácil dizer: ''Eu faria assim, eu faria assado''; mas não consegue às vezes resolver um problema com os 2 filhos porque chegou do trabalho cansado. Assoviar e chupar cana é difícil, como resolver problemas, alguns até iniciados fora da escola e ainda corrigir no quadro o exercício?

    Muita gente coloca foto com o paizão, mas só desce a lenha no patrão. Muita gente ama a mãezinha, mas fala da empresa que trabalha só com piadinha.

    Em casa reza com os pais e na Igreja mãos postas. Na catequese só celular, só conversa fiada e se distrai com qualquer fofoca.

    Se você acha que está pronto para o Natal assim, sinto muito lhes dizer, mas os fariseus também agiam dessa forma. Focavam na regra pela regra, a lei pela lei. Seria como hoje a pessoa que cobra daquele fiel que por vezes não toma bença do padre, mas não observa nada do que acima falei. Aquela pessoa que acha que o outro não pode falar com os pais usando o ''você'', sendo que o outro os respeita; mas vive com a cara fechada, condenando com o olhar aquele que vive o que o cara amarrada não vive e o cara amarrada acha que basta uma palavra repetida. Não que a bença e o termo senhor e senhora sejam ruins, mas se tornam uma mentira quando só para demonstrar algo que não é, alguém os pronuncia. Se julga os irmãos pelas palavras, mas não busca a conversão do coração, não adiantou nada, ficou na lei, mas não entendeu sua missão.


(Imagem gerada pela IA Gemini)


A Santa Obediência aos superiores gera a santificação e até milagres.


   Santo Amaro, também conhecido como São Mauro; pela Santa Obediência a São Bento, seu superior, andou sobre as águas quando foi solicitado para salvar São Plácido.

       São Bento era superior no mosteiro e já tinha mais idade, logo, sua locomoção era mais lenta. Quando ele deu a ordem a Santo Amaro dizendo-o para apressar-se (Amaro era mais novo), pois o menino (Plácido) estava se afogando; Amaro não pensou duas vezes e foi. Acreditando estar pisando sobre rochas, andou sobre as águas num lago e resgatou o menino. Depois do ocorrido que ele percebeu que não eram rochas, mas que milagrosamente andou sobre as águas. Tanto ele como Bento atribuíram o fato de Deus realizar aquele milagre, para confirmar o desejo do Senhor pelo cumprimento da Santa Obediência.

       Também certa vez, São Bento mandou que tudo que estava na dispensa fosse jogado fora, pois alguns monges negaram comida aos necessitados, e a ordem era para doar tudo que fosse pedido. Também por milagre, o estoque foi completamente reposto.



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital Kindle pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book Kindle)

E também na versão digital em arquivo PDF pela Hotmart:

https://go.hotmart.com/Q103498318A?dp=1 (Link para adquirir o e-book PDF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Catequize-se para catequizar:

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

Está no Jornal Recreio, Minas - Lançamento do meu livro: Catequize-se para catequizar