Por que a Igreja considerou o termo ''corredentora'' inapropriado para falar da colaboração de Maria na redenção?


Explicação


    Trata-se de uma questão linguística e não de uma questão teológica. Nada mudou no nosso entendimento com relação a Nossa Senhora, tampouco ao sentido atribuído por papas e santos da Igreja quando utilizaram o referido vocábulo no passado. A mudança está apenas no termo que foi considerado inoportuno; portanto, não é uma correção à teologia, mas uma correção à terminologia apenas.

    O que a Igreja disse, é que Maria sim, é colaboradora, cooperadora, isto é, contribuiu para a redenção com o seu ''Sim''! Porém, não realizou exatamente o mesmo trabalho que o Cristo, ideia esta que a palavra induz a pensar; logo, o lugar de Maria continua exatamente o mesmo no plano da salvação, na teologia não mudou nada, mas não podemos simplesmente repetir ingenuamente que nada mudou, sendo que sim, algo mudou, a terminologia. O entendimento professado até então com relação ao termo segue correto, mas o vocábulo em si foi considerado inapropriado.

    O termo corredentora já veio para substituir o termo redentora, que é incorreto, porém, foi considerado que ele também produz a mesma ideia de fazer exatamente o que Cristo fez, por isso foi considerado como sempre inoportuno.


Para exemplificar:


    Em 2026, a Copa do Mundo será cossediada pelo Canadá, pelos Estados Unidos e pelo México. A Suíça que é onde fica a FIFA, pode colaborar, contribuir, cooperar com eles, mas não haverão jogos lá; porque ela não cossediará com os três. Assim como em 2002, a Copa foi cossediada pelo Japão e pela Coreia do Sul, ambos foram sede, não só simplesmente se ajudaram, mas ambos tiveram jogos. Caso algum país os ajudou, esse país colaborou, auxiliou, contribuiu, cooperou, mas não cossediou. O prefixo "co-" somado à palavra "sediar", indica que ambos foram sede e fizeram a mesmo trabalho, como será em 2026 com o Canadá, os Estados Unidos e o México.

 

Qual termo usar então?


   - Colaboradora, cooperadora.


E se a Igreja voltar atrás, já que não é um dogma de fé proclamado?


    Voltemos com a Igreja! Pois só o papa, como chefe da Igreja enquanto caminha neste mundo, sucessor de São Pedro, pode ligar e desligar algo na Terra e isso estará ligado e desligado respectivamente do Céu. (Mt 16,18-19)



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

O que a 4ª Semana do Advento tem a ver com a nossa vida e com aquEle que há de vir?

Porque o padre não gosta ou porque a Igreja não permite? Porque o padre quer ou porque a Igreja ensina?