O que a 4ª Semana do Advento tem a ver com a nossa vida e com aquEle que há de vir?
Sabemos que no Tempo do Advento, esperamos por aquEle que ''há de vir'', por isso ''Advento''. Este tempo litúrgico não apenas nos prepara para o Natal, que é a primeira vinda de Cristo, mas já nos prepara também para a sua vinda gloriosa, nosso encontro com Ele, tanto no juízo particular, quando temos a nossa páscoa, quanto no juízo coletivo, no final dos tempos. Mas você já parou para pensar no tamanho da 4ª Semana do Advento, que já ocorre dentro da chamada Féria do Advento, aqueles 8 dias que começam na 3ª Semana do Advento, a partir do dia 17 de dezembro, e terminam na manhã do dia 24, um período de ainda maior preparação para o Natal?
Quando o Natal cai num domingo, temos a 4ª Semana do Advento completa, do 4º Domingo do Advento, até o sábado de manhã às vésperas do Natal.
Quando o Natal cai de terça-feira a sábado, a 4ª Semana do Advento vai até aquele dia que antecede o Natal e a partir dali, já é Natal.
Quando o Natal cai numa segunda-feira, nem se quer temos um dia inteiro de 4ª Semana do Advento. Temos apenas o 4º Domingo do Advento pela manhã e a partir do meio-dia, já começamos a celebrar a Vigília do Natal.
Você já reparou que a nossa vida, que caminha para o encontro com Nosso Senhor, aquEle que há de vir, também varia de pessoa para pessoa como o tamanho da 4ª Semana do Advento varia de ano para ano?
Em alguns anos, temos as 4 semanas do Advento completas, de domingo a sábado, porém, há anos que temos apenas metade de um dia da última semana.
A vida das pessoas também é assim. Muitos se encontram com aquEle que há de vir, apenas após uma longa vida, com longos anos completos, com 80, 90, 100 ou mais anos de vida, assim como há quartas semanas do advento que duram até o sábado.
Outros se encontram com Nosso Senhor na metade do caminho, com 40, 50 anos, como quando o advento termina numa quarta; outros às vezes com um pouco mais da metade, com 60, 70 anos, como quando o advento cai numa quinta ou numa sexta-feira; outros ainda, antes ou muito antes de chegarem na metade, com, 10, 20, 30 ou menos anos, como quando o Advento termina na segunda ou na terça-feira.
Outros se quer conseguem ver a luz do dia, como quando o Advento termina no domingo e nem se quer naquele domingo todo o 4º Domingo do Advento é celebrado; já no mesmo dia celebramos a vigília e a noite do Natal.
Muitos antes de verem o sol forte de um dia, já contemplam a luz eterna.
O texto não foi feito para fazer ninguém chorar nem sorrir, mas apenas refletir: Independente do tempo que cada advento dura, mas todo ano ele existe, acabando sempre ou tarde, ele nunca deixou de existir, mas se concluiu com o Natal. Todos nós nascemos com Cristo e com Ele ressuscitamos, seja cedo ou seja tarde, mas nossa existência não acaba, apenas nos prepara para o nosso encontro com Nosso Senhor, aquEle que cedo ou tarde há de vir. Seja curto ou seja longo, mas o tempo do advento existe todo ano, assim como cada um de nós constrói a sua história.
E se 8 dias nos prepararam para o Natal, concluída a Féria do Advento, temos outros 8 que são como 1 único dia, o próprio Natal. Por 8 dias, celebramos o Natal do Senhor, seu primeiro Advento; e nessas 8 datas, vivemos aquilo que o Advento nos preparou: Nosso Senhor veio até nós e puxou o carro, abrindo as portas do Céu para nós, Ele passou deste mundo para o Pai, aos 33 anos. No dia seguinte (26), na Festa de Santo Estêvão, diácono e Protomártir, recordamos alguém que viveu até aproximadamente, metade da idade; logo depois, no dia 27, vemos a Festa de São João, Apóstolo e Evangelista, que morreu de morte natural, por volta dos 100 anos de idade; mas logo em seguida, nos deparamos com a Festa dos Santos Inocentes, Mártires, que antes se quer de aprenderem a falar, tiveram suas páscoas. No dia 29, São Tomás Becket, bispo e mártir, viveu até considerável idade e foi morto, porém; São Silvestre I, dois dias depois (31), também viveu consideravelmente, mas assim com São João, morreu não martirizado; no dia 30 ou no último domingo do ano, vemos a Festa da Sagrada Família de Jesus: Maria e José; São José teve sua páscoa antes da vida pública de Jesus e Maria foi assunta aos Céus, já após a Páscoa de Nosso Senhor, ela que é Mãe de Deus e Nossa, tem sua solenidade no dia 1º de janeiro fechando a Oitava do Natal. Cada santo da Oitava, um tempo de vida, uma história: pais e filhos, ministros ordenados, mártires e falecidos naturalmente, jovens, adultos, crianças e idosos; todos fizeram a sua parte mesmo tendo adventos diferentes, servindo de exemplo para toda a gente.
Quer aprender mais para catequizar?
Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?
Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?
Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)
Catequize-se para catequizar
O livro também encontra-se disponível na versão digital pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book)


Comentários
Postar um comentário