O comodismo por trás do afastamento da Igreja por causa de erros dos homens:

(Imagem gerada pelo ChatGPT)

     Muitas pessoas param de frequentar a Igreja por causa de padre Fulano, por causa de coordenador Sicrano, por causa de membro de pastoral Beltrano ou por causa de fiel Cipriano. Mas será que essa pessoa toma a mesma atitude em todo lugar? 

    Existem erros naquela área de trabalho que a pessoa atua, mas ela não deixa aquele ramo, pois aquele ramo lhe concede o dinheiro. Por que então se afastar da Igreja só porque tem coisa errada praticada por alguns membros, seja do clero ou do povo?

    Se fosse assim, a pessoa deveria se isolar numa ilha deserta, se afastando completamente da humanidade, pois todo lugar tem pessoas bem e má intencionadas, erros e acertos, mas só os erros que as pessoas cometem na Igreja incomodam.

    Se um médico é acusado de um crime, ninguém para de aos hospitais, clínicas e postos de saúde, se um padeiro vira notícia nacional ou internacional por ter cometido um crime, ninguém para de frequentar padarias, mas se um padre vira escândalo, aparece um monte de gente nos comentários achando que estão certos dizendo: ''Por isso não vou mais em Igreja, rezo só a Deus em casa e pronto''. Ora pois, você parou de frequentar tudo também? Supermercados, restaurantes, etc e está produzindo em casa seu próprio alimento? Comprou ''Sealand'' para ser governante de seu próprio país? Não venha com essa para o meu lado né?

    Os erros cometidos por membros da Igreja incomodam porque a Igreja não fornece bens materiais, logo, muitos se afastam para não terem o compromisso de terem que ir à missa todos os domingos e festas de preceito, se absterem de carne todas as sextas do ano ou realizando um ato de caridade, ou reza do terço ou da via-sacra, ou ainda a participação na Santa Missa para comutar o preceito, não se confessa, não ajuda a Igreja em suas necessidades etc. A mesma pessoa que às vezes ensina para os filhos que eles não são todo mundo, diz que não cumpre nada que a Igreja fala porque tem pessoas seja do povo ou do clero que não cumprem.

    O secularismo é tão grande e o comodismo maior ainda, que a pessoa suporta tudo por causa do dinheiro, mas não aguenta um comentário atravessado na comunidade que faz parte. Bem que Jesus já nos advertiu que não é possível adorar a dois senhores, se não adoraríamos a um e odiaríamos o outro (Mt 6,24).

    Não estou aqui condenando ninguém, apenas convidando à reflexão, será que o salário do patrão vale mais que estarmos com Deus em comum união (Comunhão)?



Quer aprender mais para catequizar?

Quer melhorar seu entendimento no que tange à catequese?

Há pessoas em sua comunidade que gostariam de ser catequistas mas não possuem formação, porém, estão dispostas a aprender?

Conheça meu novo livro, disponível no site da editora Uiclap (Livro Impresso): https://loja.uiclap.com/titulo/ua131492 (Link para adquirir o livro físico)

Catequize-se para catequizar

O livro também encontra-se disponível na versão digital pela Amazon: https://www.amazon.com.br/dp/B0G2M98JNH (Link para adquirir o e-book)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calendário Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana na Realidade do Brasil

O que a 4ª Semana do Advento tem a ver com a nossa vida e com aquEle que há de vir?

Porque o padre não gosta ou porque a Igreja não permite? Porque o padre quer ou porque a Igreja ensina?